O processo pedagógico pode ser extremamente complexo. Principalmente quando os alunos têm dificuldades de aprendizado. Nestes casos, o uso da psicologia na educação se torna fundamental.
Os profissionais são fundamentais para a montagem de um corpo docente eficiente. Esses profissionais conseguem compreender de forma mais plena como o relacionamento entre os professores e os alunos afeta o processo de aprendizado, mas não é só isso.
Vamos entender como os psicólogos contribuem para a melhora no ensino dentro das escolas.
O que faz um profissional de psicologia nas escolas?
Algumas escolas contratam profissionais de psicologia para trabalho integral. Geralmente essas escolas fazem isso pensando no suporte que esses profissionais podem oferecer para os professores e alunos.
O aprendizado é uma das nuances da psique humana, e muitas vezes pode sofrer interrupções ou até retardos por alguns problemas emocionais e psicológicos. O psicólogo pode ajudar a rastrear esses problemas e identificar soluções.
Os psicólogos contribuem de forma efetiva para a melhora no aprendizado dos alunos, e também ajudam a garantir um bom desempenho por parte dos professores.
Quais são as vantagens de ter um psicólogo na escola?
As vantagens de contar com o apoio de um psicólogo dentro de uma escola são incontáveis. Conforme destacado, estes profissionais contribuem de forma ativa para o aprendizado dos alunos.
Geralmente, escolas onde não existem profissionais da psicologia oferecendo suporte para os alunos, tendem a apresentar um histórico de alunos com problemas de desempenho não solucionados.
Quando um desses profissionais faz parte do corpo diretivo ou da equipe de suporte da escola, os problemas de desempenho são solucionados de forma prática, garantindo que os alunos possam acompanhar o ritmo de aprendizado.
É praticamente impossível listar todas as vantagens de ter um psicólogo nas escolas, mas separamos quatro benefícios que podem te ajudar a compreender a importância desses agentes.
Processo de aprendizagem
O processo de ensino utilizado pelas escolas geralmente tende a ser compatível com o processo de assimilação e aprendizado comum para a maioria dos estudantes. Entretanto, nem todos processam as informações da mesma maneira.
Os psicólogos podem ajudar a identificar o processo de aprendizagem de cada aluno, e dar sugestões de abordagem para os professores. Isso vai garantir que o aproveitamento do ensino seja igual entre todos os estudantes naquela escola.
Aplicar a psicologia na educação pode ter impactos positivos não apenas a curto prazo, mas também a longo prazo, já que os alunos que recebem suporte aprendem a lidar com as próprias necessidades intelectuais.
Ajuda emocional
Outro trabalho que destaca a importância da psicologia na educação e do trabalho dos psicólogos é o suporte emocional.
As emoções exercem grande influência no processo de aprendizado. Estudos apontam que estudantes que possuem um bom equilíbrio emocional conseguem explorar melhor o conhecimento obtido durante as aulas.
As emoções podem facilitar ou dificultar a assimilação do conhecimento, e os psicólogos podem oferecer suporte emocional para alunos que enfrentam problemas dessa natureza, fazendo com que eles melhorem o desempenho.
Vale destacar que a ajuda emocional oferecida por esses profissionais não se destina apenas para os estudantes, mas também para os professores. Algumas vezes os profissionais do ensino precisam do suporte dos psicólogos para resolver conflitos internos.
Ensino criativo e dinâmico
Conforme destacamos anteriormente, os psicólogos ajudam a entender e monitorar o processo de aprendizagem de cada estudante em uma escola. Geralmente essas profissionais conseguem dar sugestões para tornar o ensino mais dinâmico e criativo.
A psicologia na educação muitas vezes torna a absorção do conhecimento mais fácil para os alunos, de forma que eles conseguem interagir com formas de ensino variada, absorvendo assim mais conhecimento.
Oferece soluções para os problemas
Além de dar suporte emocional e para o aprendizado dentro das escolas, os psicólogos muitas vezes auxiliam na resolução de problemas. Tanto de conflitos entre alunos e professores, como na resolução de conflitos internos.
Algumas vezes alunos que possuem um bom desempenho podem começar a apresentar uma perda de rendimento e até a ter problemas sérios com as atividades e com as avaliações.
Nesses casos o psicólogo é imediatamente acionado para tentar resolver esses problemas. O profissional dá suporte para o aluno a fim de identificar a origem do distúrbio e tentar sanar.
Como a saúde mental melhora o processo de aprendizado?
Ainda se sabe pouco sobre o processo de assimilação do conhecimento. Mas o pouco que se sabe nos ajuda a entender que pessoas que gozam de uma sanidade mental e emocional tendem a assimilar e absorver o conhecimento com mais eficiência.
O uso da psicologia na educação tem como objetivo cuidar da saúde mental e emocional dos estudantes a fim de dar a eles as condições necessárias para aprender e se desenvolver intelectualmente sem dificuldade.
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender os principais benefícios de aplicar a psicologia na educação e de contar um psicólogo nas escolas.