Realizar o processo de inventário é uma obrigação para qualquer pessoa responsável por uma loja ou negócio, pois é essencial para o seu bom funcionamento. Saiba como fazer o inventário do seu Pet Shop de forma simples.
Um inventário atualizado ajuda a acompanhar a situação financeira de um dia a dia comercial, a controlar o estoque e saber quais as reais necessidades dos clientes. Para saber mais detalhes sobre o assunto, mencionamos algumas dicas para ajudá-lo com essa tarefa.
Estabeleça uma frequência para acompanhar resultados
A tarefa de realizar o inventário em qualquer negociação é conveniente para realizá-lo periodicamente.
Embora muitas empresas esperem o final do ano financeiro anual para fazê-lo, não é aconselhável esperar tanto tempo se estivermos interessados em ser informados sobre a viabilidade econômica de nossos negócios em todos os momentos.
É melhor estabelecer a frequência de realização do inventário com base em nosso volume de vendas e produtos.
Sistema para pet shop
É aconselhável ter um banco de dados no qual possamos inserir todos os dados. Se não tivermos ideia de como fazer para administrar uma tarefa como essa e precisarmos procurar um aconselhamento de profissionais, no entanto, além disso, temos uma forma mais rápida, simples e econômica para ajudar com a parte administrativa.
Isso inclui os serviços on-line de sistemas e software inteligente que nos oferece ferramentas adequadas para otimizar o controle de estoque e deixá-lo em dia.
Atualmente, existem ferramentas de computação e programas que ajudam gerenciamento de estoque e da loja, como o sistema para pet shop, que tornam a tarefa de fazer o inventário mais rápido e fácil.
Controle de estoque
O inventário é exatamente um sistema de controle que deve ser o mais preciso possível. A tarefa é basicamente gerenciar o estoque e realizar a contagem de todos os estoques físicos reais, ou seja, de todas as unidades que temos de cada um dos produtos e, em seguida, inseri-los no aplicativo de computador que usamos para gerenciar as vendas.
Isso nos permitirá comparar os dados e verificar se os números correspondem ou se há desvios (produtos em falta ou deixados) que devem ser regularizados.
A fim de realizar um inventário adequado e bem sucedido, é aconselhável colocar em prática alguns métodos, como os mencionados abaixo.
Sistema de código para produtos
A primeira é ter um sistema de código diferente para cada um dos produtos, então será muito mais fácil contá-los e diferenciá-los.
Faça uma lista dos produtos que mais venderam e dos que não obtiveram sucesso e que foram armazenados no depósito por um longo período. Isso nos permitirá saber quais produtos devemos ter em todos os momentos da loja, o que exige uma promoção maior para ser vendida, se for necessário ajustar os preços, etc.
Portanto, manter o inventário atualizado é fundamental para o bom funcionamento do negócio. Através disso podemos ter decisões precisas e examinar de forma detalhada quais as demandas dos clientes e oferecer a eles os serviços e produtos que buscam.