O início de um relacionamento está associado aos critérios e aos valores sócio-econômico-cultural de determinado grupo humano.
Certos valores para um bom relacionamento humano estão adormecidos no inconsciente individual ou coletivo da sociedade moderna. Hoje, o objeto de consumo feminino e o sarado. Já o objeto de consumo masculino são as turbinadas, ambos associados aos bens matérias. Os valores estéticos levam certos indivíduos à mesa de operação com o objetivo de ter uma aparência de consumo sexual. Nem sempre a operação é aquilo que se espera. Da beleza esperada aparece à deformação ou a morte. Devemos correr riscos em prol de um modismo estético?
Uma boa relação não seria aquela comparada à confecção de um bolo. Primeiro se pega os ingredientes e se faz o bolo. Em seguida o glacê e por último a cereja. Ou primeiro se come a cereja?
A relação que se inicia somente pela atração física costuma ser como uma tempestade. Passa e deixa estragos. É o amor autômato. Quando aparece um outro ou outra igual, ou melhor, a relação se rompe. O chute é certo.
A pessoa tida como moeda de troca pode ter criado fantasias e romance os quais podem lhe deixar indignada. Surge o vazio. Este precisa ser preenchido mais rápido possível, principalmente quando damos certos valores as nossas relações e o que entendemos por felicidade. Estando o ex-parceiro ou ex-parceira com outro a busca se torna mais intensa, deixando ainda mais de lado os demais valores para uma relação saudável.
Nossa vida é uma via de mão dupla
Podemos preencher o vazio via tentativas sucessivas, acarretando o aumento das probabilidades de DST, uso de drogas lícitas e ilícitas e de relacionamentos perigosos. Tipo: “Mulher fica sozinha, conhece um homem e coloca-o dentro de sua casa em menos de três meses de convivência. Um belo dia acorda assustado ao ouvir uma notícia de assassinato na TV, levanta assustado e pergunta quem quer me matar? Pega o revolver e sai atirando em todo mundo dentro da casa”. Um dos tiros pega em sua filha de sete anos. Seu avô vai a seu socorro e recebe um tiro de raspão. O homem vai dando tiro direto na rua, volta para dentro da casa e dorme. Enquanto a menina morre”. Quantos casos deste ocorrem?
Não podemos esquecer que o nosso relacionamento envolve as pessoas que estão ao nosso redor. Assim, somos responsáveis direta e indiretamente por tudo que aconteça com nossos relacionamentos.
Como contornar isso?
Podemos preencher este vazio de forma saudável. Praticando um esporte, fazendo atividades físicas, lendo um bom livro, indo assistir um bom espetáculo, fazendo parte de um coral, visitando um asilo, um doente enfermo, uma criança no orfanato.
Muitos dos seres humanos persistem em preencher este vazio de forma compulsiva, podendo acarretar certos hábitos repetitivos de forma involuntária. Nossos hábitos são como um grão de areia. O vento agrega os grãos de areia e forma um pequeno monte. O vento sopra mais e mais areia é agregada ao monte, virando uma grande montanha. Nossos hábitos se originam desta forma, gradativamente sendo eles bons ou ruins.
Encharcado de hábitos não saudáveis, encontra a afetividade em um companheiro(a) partindo para uma relação fixa.
As lembranças do passado recente são deixadas de lado. E o outro lado da relação desfeita, como se encontra? É uma incógnita. Imagina que no dia de sua união estável apareça a companheira(o) com uma faixa na sua porta ou na porta da Igreja. – “Alfredo. Eu vou ao seu casamento”. Ass. A outra.
LEIA TAMBÉM: Libid Gel – Aumento peniano
Ou ainda por não conter seus impulsos sexuais arraigados eu seu inconsciente provoque uma gravidez não desejada. Pensamento muito comum nesta circunstância: aborto. Esquecem das conseqüências de curto, médio e longo prazo. Também pode levar a gravidez adiante e correr o risco do filho nasce com características físicas do outro. Nestes casos, geralmente o chute é inevitável. O vazio se apresenta novamente.
Conhecendo a sexualidade
Podemos romper este ciclo socializando o conhecimento da sexualidade, construindo normas reflexivas sobre o comportamento sexual. Assinalar os outros valores adormecidos como alternativa de um relacionamento saudável e duradouro. – Carinho, compreensão, tolerância, paciência, perdoar, fidelidade…
- O que é mais importante para mim, para o outro, para o meu grupo social. Uma gravidez desejada ou indesejada?
- Refletir sobre que tipo de relacionamento me torna feliz e solidifique meu grupo familiar.
- Que sentimento autêntico satisfaz realmente os seres humanos? Seria o Amor genuíno ou o autômato?
- Não é típico do ser humano entre duas escolhas se decidir pela melhor?
Então. Vamos escolher o melhor.
O primeiro passo é o conhecimento da sexualidade humana. Estudo de Sexualidade já.